Um framework simples para marketeiros e empresários
Provavelmente você já tenha ouvido falar dos “4 Ps do Marketing”, de Philip Kotler.
Se já se aprofundou um pouco mais, talvez tenha conhecido também alguns frameworks, como:
Se já se aprofundou um pouco mais, talvez tenha conhecido também alguns frameworks, como:
- Tráfego, Engajamento, Conversão e Retenção;
- REAN (Reach, Engage, Activate and Nurture);
- RACE (Reach, Act, Convert and Engage).
E por que estou falando deles?!
Porque eles sempre me geraram confusão quando tentei encaixar neles cada ponto do meu trabalho.
Então, resolvi criar meu próprio framework, a Lei do PÃO.
E ela me diz que para que uma conversão aconteça, seja no online ou no offline, você só precisa de 3 fatores. Seja uma conversão de lead por formulário, seja de comentário no post, seja de conversa iniciada, seja de venda realizada, seja lá o que for que você considere uma conversão. Sempre os 3 mesmos fatores!
São eles:
Público,
Atenção e
Oferta.
Antes de mais nada, vamos entender o que está contemplado em cada um destes fatores, para depois você ver como aplicar na sua profissão.
Começando de trás pra frente (sinto que assim fica mais didático):
Oferta
O que é oferecido, seja online ou offline.
Exemplo: Produto, serviço, benefício, suporte pós-venda, diferencial, marca (credibilidade, status), valor percebido (custo-benefício), preço, promoção especial (pacote, combo, desconto), formas e condições de pagamento, bônus, garantia, prazo de entrega etc.
Acrescente um bônus e sua oferta já não é mais a mesma.
Possibilite uma nova forma de pagamento e sua oferta já não é mais a mesma.
E Ofertas diferentes demandam Público e Atenção diferentes. Ao longo do artigo isto ficará mais claro.
Exemplo: Produto, serviço, benefício, suporte pós-venda, diferencial, marca (credibilidade, status), valor percebido (custo-benefício), preço, promoção especial (pacote, combo, desconto), formas e condições de pagamento, bônus, garantia, prazo de entrega etc.
Acrescente um bônus e sua oferta já não é mais a mesma.
Possibilite uma nova forma de pagamento e sua oferta já não é mais a mesma.
E Ofertas diferentes demandam Público e Atenção diferentes. Ao longo do artigo isto ficará mais claro.
Atenção
O que vai captar e manter a atenção dos potenciais clientes. Dos potenciais clientes!
Pois, este fator é o ponto de conexão entre sua Oferta e o Público que pretende atrair (potencial cliente), e precisa estar condizente com ambos.
Exemplo offline: Fachada, vitrine, acessibilidade, estacionamento, atendimento, interação com o produto/serviço etc.
Experimente abrir um atacado sem estacionamento e espere pelo fracasso.
Ou vender um produto de grife com uma vitrine mal-acabada.
Exemplo online: LP, site, plataforma (UX, UI, velocidade, responsividade), publicação (post, anúncio, artigo de blog, vídeo no YouTube, podcast, live), copywriting, design, atendimento (tempo de resposta, script, fluxo de cadência) etc.
Rode um e-commerce lento e sua taxa de conversão será um fiasco.
Ofereça um produto high ticket e complexo sem um atendimento consultivo e obtenha o mesmo resultado.
Pois, este fator é o ponto de conexão entre sua Oferta e o Público que pretende atrair (potencial cliente), e precisa estar condizente com ambos.
Exemplo offline: Fachada, vitrine, acessibilidade, estacionamento, atendimento, interação com o produto/serviço etc.
Experimente abrir um atacado sem estacionamento e espere pelo fracasso.
Ou vender um produto de grife com uma vitrine mal-acabada.
Exemplo online: LP, site, plataforma (UX, UI, velocidade, responsividade), publicação (post, anúncio, artigo de blog, vídeo no YouTube, podcast, live), copywriting, design, atendimento (tempo de resposta, script, fluxo de cadência) etc.
Rode um e-commerce lento e sua taxa de conversão será um fiasco.
Ofereça um produto high ticket e complexo sem um atendimento consultivo e obtenha o mesmo resultado.
Público
Agora precisamos buscar e criar público em quantidade e qualidade em relação à Oferta.
E este público tem necessidades, desejos, ambições por: Produtos, serviços, informação, entretenimento, relacionamento…
Exemplo offline: Ponto físico, panfleto, indicação, outdoor, carro de som, jornal, rádio, televisão, revista, evento etc.
Nem ótimos fatores de Oferta e Atenção irão salvar uma loja no meio do deserto.
Porém, talvez você não tenha o melhor ponto físico, mas um bom programa de indicação pode lhe trazer muitos potenciais clientes.
Exemplo online: SEM (Search Engine Marketing), display/rede social, SEO (Search Engine Optimization), influenciador, e-mail, lista/grupo no WhatsApp/Telegram etc.
Um ponto muito positivo no online são as inúmeras possibilidades de segmentação para atingir um público potencialmente qualificado: Segmentação por idade, gênero, localização, classe social, interesse, formação, perfil, comportamento etc.
E este público tem necessidades, desejos, ambições por: Produtos, serviços, informação, entretenimento, relacionamento…
Exemplo offline: Ponto físico, panfleto, indicação, outdoor, carro de som, jornal, rádio, televisão, revista, evento etc.
Nem ótimos fatores de Oferta e Atenção irão salvar uma loja no meio do deserto.
Porém, talvez você não tenha o melhor ponto físico, mas um bom programa de indicação pode lhe trazer muitos potenciais clientes.
Exemplo online: SEM (Search Engine Marketing), display/rede social, SEO (Search Engine Optimization), influenciador, e-mail, lista/grupo no WhatsApp/Telegram etc.
Um ponto muito positivo no online são as inúmeras possibilidades de segmentação para atingir um público potencialmente qualificado: Segmentação por idade, gênero, localização, classe social, interesse, formação, perfil, comportamento etc.
Gestor de tráfego
Essa lei vai te ajudar a pensar o que testar e otimizar. Fator Público, Atenção ou Oferta.
Está sem ideias?! Teste:
Está sem ideias?! Teste:
- Oferta a vs Oferta b
- Preço 100 com 10 de frete vs Preço 110 com frete grátis
- 10% de desconto vs eBook de bônus
- Compre 2 e leve 3 vs De R$ 750,00 por R$ 590,00
- Atenção a vs Atenção b
- Copy 12x de R$ 99 vs R$ 990 à vista
- Produto no fundo branco vs Produto ambientado
- Contato no WhatsApp vs Formulário de Lead
- Público a vs Público b
- Bairro a vs Bairro b
- Feminino vs Masculino
- Instagram vs Google
É IMPOSSÍVEL você ficar sem ideias!
Copywriter
Sua tarefa é conectar o Público com a Oferta.
Após estudá-los e analisá-los, você atua principalmente no fator Atenção, criando e testando variações de copy. Isso é o mínimo.
Ao meu ver, mais do que isso, o copywriter é responsável por toda a comunicação do projeto. Precisa estar atento ao design, à estética, ao atendimento, à jornada completa do lead.
Após estudá-los e analisá-los, você atua principalmente no fator Atenção, criando e testando variações de copy. Isso é o mínimo.
Ao meu ver, mais do que isso, o copywriter é responsável por toda a comunicação do projeto. Precisa estar atento ao design, à estética, ao atendimento, à jornada completa do lead.
Pensando num negócio pela ótica da Lei do PÃO
Você pode usar esta lei como referência na elaboração do seu negócio. Inclusive, de formas distintas.
Vou exemplificar!
1. Oferta > Atenção > Público
Vou exemplificar!
1. Oferta > Atenção > Público
Digamos que você quer vender Macbooks, então, a partir da Oferta irá pensar nos outros fatores, pela seguinte ordem.
Oferta: preço alto, marca com status, sem desconto;
Atenção: fachada imponente, vitrine sofisticada, atendimento consultivo 1-1;
Público: pessoas de classe alta, rua com grande fluxo de pessoas em um bairro nobre.
2. Público > Atenção > Oferta
Você produz conteúdo e já tem uma audiência, mas ainda não tem um produto, ou seja, precisa criar uma Oferta, pela seguinte ordem.
Público: pessoas interessadas em artesanato que te seguem;
Atenção: postar stories e convidar para uma live;
Oferta: mentoria “Viva de artesanato”.
Perceba que, conforme o caso, você pode começar pela Oferta e acabar no Público, ou vice-versa.
Oferta: preço alto, marca com status, sem desconto;
Atenção: fachada imponente, vitrine sofisticada, atendimento consultivo 1-1;
Público: pessoas de classe alta, rua com grande fluxo de pessoas em um bairro nobre.
2. Público > Atenção > Oferta
Você produz conteúdo e já tem uma audiência, mas ainda não tem um produto, ou seja, precisa criar uma Oferta, pela seguinte ordem.
Público: pessoas interessadas em artesanato que te seguem;
Atenção: postar stories e convidar para uma live;
Oferta: mentoria “Viva de artesanato”.
Perceba que, conforme o caso, você pode começar pela Oferta e acabar no Público, ou vice-versa.
Conclusão
O fato é que a conversão será uma consequência dos 3 fatores estarem alinhados:
Público x Atenção x Oferta = CONVERSÃO
Se qualquer um deles não for eficaz, não haverá conversão:
1 x 0 x 1 = 0 conversão
Espero que a Lei do PÃO te ajude a dividir este grande mundo do marketing, onde no fim todos buscamos a conversão, em partes simples de serem entendidas e trabalhadas.
Público x Atenção x Oferta = CONVERSÃO
Se qualquer um deles não for eficaz, não haverá conversão:
1 x 0 x 1 = 0 conversão
Espero que a Lei do PÃO te ajude a dividir este grande mundo do marketing, onde no fim todos buscamos a conversão, em partes simples de serem entendidas e trabalhadas.